quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

FICÇÕES BURLESCAS EM TORNO DE UM FIACRE .......


Lady Plimdale - Hoje em dia é muito perigoso para um marido ser atencioso com sua mulher em público. Faz as pessoas pensarem que ele a espanca quando estão a sós. O mundo passou a suspeitar muito de tudo o que se assemelha a uma vida conjugal feliz.
Frau Jagemann - Acho que o amor satisfeito conduz mais freqüentemente à infelicidade do que à felicidade...
Mr. Wilde - O que pensa o senhor, Herr Lichtenberg?
Herr Lichtenberg - O caminho mais seguro para a tranqüilidade da alma é não ter nenhuma opinião, meu caro.

OVERTIME


Não sei o que é a vida eterna. De qualquer maneira, me parece uma brincadeira de mau gosto.

Voltaire

NO VELÓRIO


MR. WILDE - É terrível para um homem descobrir de repente que durante toda a sua vida só falou a verdade.

HR. IBSEN - Não me creiam, se não quiserem, mas as verdades não têm, como imaginam, a resistência de um Matusalém.

SR. NELSON - Na hora de morrer, e quando sabe que está morrendo, todo homem tem um olhar de contínuo.

MR. DURRELL - A verdade é o que existe de mais contraditório, mas às vezes não há nada de mais cruel que a franqueza.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

GRAY TIME


HALLWARD - As pessoas pagam um preço terrível por viver apenas para si mesmas, não é mesmo?
LORD HENRY - Sim, hoje em dia tudo está caríssimo.

Oscar Wilde, in O Retrato de Dorian Gray

SOUVENIR


Recordo-me das palavras que Balthasar escreveu algures na sua grande letra de gramático: "Vivemos de ficções seletivas".

Lawrence Durrell

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

DIÁLOGO


Carpeaux - Há no mundo uma força mais poderosa do que o espírito, o sofrimento e a própria loucura: é o símbolo terrestre do infinito, a tolice humana.
Nelson - Por isso invejo a burrice, porque é eterna.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Hã!?


Tratem bem os seus filhos. São eles que irão escolher o seu asilo.

DICA


"Se você não costuma ter sucesso de primeira, pára-quedismo não é para você."

Roger H. Lincoln

ORÁCULO


“Em todas as comunidades, há de tudo. O sujeito quer um santo? Há um santo. Quer um pulha? Há um pulha. Um gênio? Bem. O gênio, não sei por quê, é mais difícil do que o santo ou o pulha.”

Nelson Rodrigues, um raríssimo gênio brasileiro.

ENTALADO



25/02/2008 - 08h23 Britânico morre engasgado em torneio de comer bolo

Um homem britânico de 34 anos morreu no fim de semana após engasgar durante uma competição para ver quem comia a maior quantidade de bolo. A competição, realizada em um bar da cidade de Swansea, no sul do País de Gales, era parte de uma festa para arrecadar fundos para uma exposição de arte. A polícia local abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte, mas disse que não há suspeitas de crime e que tudo não passou de um "acidente". Após o homem desmaiar, supostamente com bolo entalado na garganta, os funcionários e freqüentadores do bar tentaram reavivá-lo, mas as tentativas foram em vão.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

COZINHA


BOLO DE FUBÁ

Ingredientes
2 xícaras (chá) de fubá
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
Margarina e farinha para untar e enfarinhar

Modo de Preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Coloque em uma fôrma de buraco no meio de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, espere esfriar e desenforme.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

OFFERTORIUM



Se um Deus fez este mundo, eu não gostaria de ser esse Deus: a miséria do mundo me esfacelaria o coração.


A. Schopenhauer

MRS. ROBINSON



Mr. W. - Ora, ele é um homem velho demais pra ela, madame. Além disso, faltam-lhe os modos de qualquer educação...
Mrs. Robinson - Talvez seja um paradoxo, em se tratando de alguém que ganha muito dinheiro...
Mr. W. - E para um quadro completo, eu garanto: ele é muito feio. Como é que Ms. Templeton foi se encantar por um homem desses? Afinal, ele só tem dinheiro!
Mrs. Robinson - E você acha pouco, meu caro?

DIÁLOGO



- Todos sabem o que é o amor - disse a senhora, aparentemente desejosa de interromper aquela conversa.
- Mas eu não sei - disse o cavalheiro. - É preciso definir o que a senhora compreende como tal.
- Como? É muito simples - disse a senhora. - O amor constitui uma predileção exclusiva por um homem ou uma mulher, dentre todos os demais.
- Uma preferência por quanto tempo? Um mês? Dois dias, meia hora? - disse o senhor grisalho.
- Não, perdão, o senhor provavelmente fala de outra coisa.
- Não, é sobre isto mesmo.

Sonata a Kreutzer, Leon Tolstoi

MÁXIMAS



"Isso não me agrada." - Por quê? - "Não estou à altura disso." - Algum homem já respondeu assim?

F. Nietzsche

DIÁLOGO



Mr. J.: Pelo amor de Deus, não tente ser cínico. É fácil demais ser cínico.
Mr. A. : Meu caro, atualmente nada é tão fácil... Há muita competição em qualquer coisa.

in A importância de ser prudente (1895), Oscar Wilde

PÁSCOA


Pois bem, ele pensava: - Agora expliquem para as crianças esse coelho e esse ovo!...

PHOTOGRAPHER



A FOTÓGRAFA - Nossa! Fiz belos takes, clicks maravilhosos!
O POETA - Mas... Bateu foto?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

CINEMA


ANTES DE PARTIR

Título original: The Bucket List (EUA, 2007)
Direção: Rob Reiner
com Jack Nicholson e Morgan Freeman.

Com um diagnóstico de câncer e a previsão de só mais um ano de vida, um homem escreve uma lista de coisas para fazer antes de morrer. Acrescente a essa lista belos lugares para visitar ao redor do mundo. Agora responda: você já ouviu esse enredo? É infalível? Então multiplique por dois. Dois pacientes terminais. Para finalizar, escale para o elenco Jack Nicholson e Morgan Freeman. Sucesso garantido? Cuidado: o tiro pode sair pela culatra. Este é o problema de “Antes de partir”, em cartaz nos cinemas. Um filme com uma história tão clichê que parece não ter saída. E não tem. Mas há nele duas coisas boas: o texto e Jack Nicholson. (Mas o texto original, diga-se de passagem. Pois as legendas, quando não traduzem, estragam a idéia...) Ora, você acha que estou sendo muito ranzinza ou excessivamente rigoroso? Então vejamos. Com o perdão de seus fãs, Morgan Freeman – o magnífico ator de “Um sonho de Liberdade” (1994) – ainda não se livrou do papel de Deus, que repetiu melancolicamente um dia desses. Continua, como sempre, magnífico, mas falta algo aqui. Nesse caso, Jack salva a comédia. Sim, o filme também é uma comédia, e talvez potencializada pela reação do público diante de algo tão óbvio. As pessoas gostam do óbvio. Gostam de ver o que esperam. Assim como adoram saber as respostas de um Quiz de televisão, exatamente como o personagem de Freeman. E choram muito. Quase se esgotam... Num filme como esse, chega a dar pena os velhinhos na platéia, ou aqueles que reconhecem na história um amigo ou familiar. Mas é tudo óbvio. Não se deixe enganar. Quanto a Jack Nicholson, desempenhando o único papel em que é imbatível – o de ser ele mesmo –, ainda se sobressai quando é irônico, cínico, sarcástico, e às vezes até triste, mas com uma pitada de crueldade. Mesmo assim, tendo um hospital como cenário, ele próprio ainda não supera o romântico maluco de “Um estranho no ninho” (1975). E para compararmos sua atuação de hoje com algo não tão antigo, basta ficarmos com “Melhor é impossível” (As good as it gets), que, como comédia, diverte mais. Ou seja, o título de seu filme de 1997, com o qual ganhou o Oscar de melhor ator, ao lado de Helen Hunt, parecia profetizar sobre Jack exatamente o que temos certeza hoje: a partir dali, melhor era impossível.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

FRASES


"Fico cheio de admiração diante da finura, da segurança de julgamento com que vejo as mulheres perceberem certos detalhes; um instante depois, vejo-as levarem às nuvens um tolo, deixarem-se emocionar até as lágrimas por uma banalidade, considerar gravemente como traço de caráter uma medíocre afetação. Não posso entender tanta tolice. Deve haver aí alguma lei geral que desconheço."
STHENDAL

CIÊNCIA HOJE


Chega do Japão a mais nova técnica em Lifting, prometendo levantar o sorriso e reduzir as preocupações femininas com as leis da física e da mãe-natureza. A técnica foi testada com sucesso em moças daquele país oriental, podendo ser aplicada a qualquer hora e lugar, bastando para isso a boa vontade da candidata. Para melhores resultados, pede-se paciência e criatividade.

DIÁLOGO


Mr. Durrell - Depois, ele fazia-a rir - a coisa mais perigosa que se pode fazer com uma mulher porque, depois da paixão, é o riso o que elas mais prezam.
Mr. W. - Mas entenda: as coisas que deflagram ou mantêm essa paixão são a segurança dos dias e as luzes da noite, e para isso, é preciso dispor de dinheiro. Sem ele, Mr. D., uma mulher não vê motivos para rir.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

TEATRO


SOLDADO – Senhor delegado, as notícias que trago não são notícias, são mais que estragos!
DELEGADO – Que dizes, condenado! O que disseste ao governo sobre o nosso estado?
SOLDADO – Disse que a invasão que sofremos foi maior que o esperado, ou melhor, que foi pior, pois tal visitante nunca é aguardado!
DELEGADO – Mas, e quanto à ajuda, ao exército, mandarão algum soldado?
SOLDADO – Por enquanto não creio, senhor! Estamos um tanto desacreditados!

"UM CHÁ MUITO LOUCO"


"Bem, vamos ter afinal um pouco de diversão!", pensou Alice. "Estou contente que tenham começado a propor charadas... Acho que posso adivinhar essa"...
Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

COZINHA


BOLO DE MAÇÃ

Ingredientes
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 maçãs descascadas fatiadas
Margarina e farinha de trigo para untar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo
No liqüidificador, bata todos os ingredientes, menos o fermento em pó e as maçãs picadas. Em uma tigela, coloque as maçãs, a massa do liqüidificador, o fermento e misture bem com uma colher de pau. Despeje a massa em uma fôrma redonda untada e enfarinhada e leve ao forno, preaquecido, até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desenforme e polvilhe com açúcar e canela misturados. Sirva.

POLITIK




A LUCIDEZ DA SENILIDADE

No futuro, os livros de história dirão: “E um dia, Fidel Castro renunciou”. Muito bem. Esta pode ser apenas mais uma manobra política do velho ditador, mas se não for, prova-nos que a senilidade pode dar ao ser humano um último lampejo de lucidez, mesmo quando se trata de um ditador. Ou, enfim, o velho "comandante en jefe" se cansou de ver a própria cara na televisão, e sentiu, pela primeira vez, que o risível de sua decrepitude talvez seja menos grave do que a pobreza a que condenou um país inteiro.

FRASES


"Mas realmente achávamos algum prazer nessa brincadeira, pois ainda estávamos muito próximos dessa idade em que se julga dar vida ao que se nomeia."
Proust

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

CINEMA


O CAÇADOR DE PIPAS

Título original: The Kite Runner (Estados Unidos, 2007)
Direção: Marc Forster
Elenco: Saïd Taghmaoui, Shaun Toub, Atossa Leon, Khalid Abdalla, Navid Negahban, Homayon Ershadi, Kelcie Stranahan, Brian Vowell

Preciso confessar: tenho preconceitos. E o maior deles é contra os livros ditos “Best-sellers”. Como todos sabem, o filme O Caçador de Pipas é baseado num deles. Este, portanto, é um filme que já nasce destinado ao sucesso. Ao sucesso fácil. E isto é ruim. Mas tenho de confessar outra coisa: sempre que consigo ir a um desses filmes, vou com a esperança de que, dessa vez, “este” me faça mudar de idéia. Infelizmente fracassei em todos. Neste caso específico, não sei se o livro é tão óbvio, tão piegas ou tão ruim quanto o filme. Deve ser. Pois deve ser impossível piorar tanto um livro assim. Para quem não viu o filme no cinema, espere em DVD. Se você é um pouco mais exigente ou preza pelo seu dinheiro, espere pelo “Tela Quente” do ano que vem. Mas se é exigente mesmo, daqueles que não saem de casa por qualquer coisa, aproveite melhor o tempo e continue lendo um bom livro que, tenho certeza, não é O Caçador de Pipas.

CINEMA




SWEENEY TODD: O BARBEIRO…

Título original: Sweeney Todd: The Demon Barber Of Fleet Street (EUA, 2007)

Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall

O título é longo. Preciosista. Mas reflete o minucioso trabalho de direção de arte, maquiagem e figurinos deste filme que mereceria um Oscar em cada uma dessas categorias. À parte isso, um indefectível Johnny Depp apresenta-nos um pouco de cada bom personagem que já fez: uma pitada de Edward aqui, um pouco de Pirata ali, no fim sendo algo novo e diferente. O filme é quase uma ópera contemporânea. Em alguns momentos, parece um musical inglês, com o toque do genial Tim Burton por todos os lados. Um bom divertimento para os que gostam de humor negro e não têm problemas de estômago.

FATOS

Ser todas as possibilidades que excedem uma definição.

Stendhal

Stendhal é uma enciclopédia. Ainda que possamos discutir os conceitos dessa enciclopédia.

JUSTINE

"Como todas as mulheres, Justine odiava as pessoas de cuja fidelidade tinha a certeza."
Lawrence Durrell

FATOS

Em escritores como Tolstoi e Lawrence Durrell, a exposição da verdade provoca vertigens nos menos acostumados à ação da palavra sobre a sensibilidade. Como se da janela de uma casa avistássemos a natureza humana a fugir da própria memória ou a esconder-se atrás de seu espelho.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

POESIA

POEMA PARA UMA MULHER AZUL
Weydson Barros Leal

Ela é a música e a alegria de um lugar que não se esquece.
Seu corpo nasce na noite que a minha fogueira alimenta.

No berço de sua palavra uma partitura é lembrada como um pássaro que se vê.
É sua semente a explosão em branco que toca a onda.

Clara como uma jazida de fogo, o seu minério se expande, concentra, cria e recupera
em suas mãos as fontes do tempo: em sua ciência todo sonho é matéria para um novo espírito.

Ela é a chuva, a casa, a mulher e a criança. Veste-se em tudo sua alegria que vibra,
e em cada corda de sua beleza um mesmo instrumento canta seu júbilo.

Peixes e estrelas desceram da noite para iluminar sua passagem. Para o dia que nasce
ela é o peito e a voz que declara a vida.

O seu corpo é amor, e assim é toda verdade.

FRASES


"Homem algum morre pelo que ele sabe que é verdade. Os homens morrem pelo que desejam que fosse verdade, por aquilo que algum terror em seus corações lhes diz que não é."

Oscar Wilde

ORÁCULO


“No dia em que a criatura humana perder a capacidade de admirar, cairá de quatro, para sempre. O mal de todos nós, a nossa crise, a nossa doença, é que admiramos pouco, admiramos de menos.”

Nelson Rodrigues

BAUDELAIRE


O GÊNIO

Como um sol sobre toda a literatura escrita a partir d'As Flores do Mal, Baudelaire inunda de brilho e inteligência as mentes tocadas por ele. Da modernidade até os dias de hoje, tudo está em Baudelaire ou tudo emana de Baudelaire.

NATUREZA HUMANA


O IDIOTA

A idiotia e a estupidez humanas têm na civilização de hoje o seu símbolo máximo, personificado na figura política que traduz com precisão a debilidade dos eleitores que representa. Seu nome: George W. Bush.

POETRY

BIRDS
Weydson Barros Leal

Life
Pretending time
A line
That never ends

Let´s make of ourselves
Just hands
That can be held

Even time
When love is in sight
Loses the distance
Of its own time

(Love like a brilliant
When light is inside)

POESIA



A CERVEJA
Weydson Barros Leal

A cerveja é o pão em estado líquido.
Sobre a mesa, traz a alegria do pão,
Mas não relembra o sacrifício.

A cerveja é o pão em estado líquido:
Ao pão que seu corpo representa,
A cerveja é só espírito.

MÚSICA


Amy Winehouse
Um talento nato e potente cuja liberdade de comportamento agride os americanos. Aliás, para os americanos do norte, tudo o que não é eles é susceptível de crítica ou reprovação. Exatamente o que eles são para mim.

TEATRO


A CONDIÇÃO HUMANA
(Cena de A Casa das Belas Adormecidas, roteiro de Eduardo Nunes e José Luiz Jr, texto de Weydson Barros Leal, com Carla Rosa, Fernanda Bond, Giselle Lima e Virginia Martins.)

Sarah está só, num canto da sala. Pode estar no altar ou manuseando um objeto que pareça algo de estimação, algo com alto valor sentimental. As outras 3 meninas têm posições diversas. De repente, Maria observa o isolamento de Sarah e se aproxima.

MARIA – O que é que você tem, menina? Há dois dias não fala nada, fica pelos cantos, como se não estivesse aqui...
SARAH – Não ia adiantar estar em outro lugar... Lá também não teria sentido, não teria sentido em lugar nenhum...
MARIA – (maternal) Deixa de bobagem! Você deve ser a que tem mais motivos para ser feliz aqui dentro, é a mais jovem, não tem nada que te prenda lá fora, além disso, não tem o que te prenda por dentro...
SARAH – Talvez seja isso que esteja faltando... Algo que pelo menos me prenda a algum lugar, a alguma coisa...
CLARICE – Você devia agradecer a tudo o que nunca te prendeu...
BEATRIZ – Você é a única aqui que se aproxima da liberdade, não perdeu um filho, não deixou uma família lá fora, nem está esperando um filho, como Maria, que não sabe o que vai ser dele... Se for menina, pior ainda, pode ter o nosso destino...
SARAH – Eu queria pelo menos ter uma razão para querer sair daqui, um filho perdido, um irmão, ou um filho pra nascer... Essa minha liberdade é uma segunda prisão.
CLARICE – Deixa de loucura, menina! Todo laço é uma prisão, toda lembrança é uma prisão. Eu queria não ter nada para lembrar, para me prender no passado ou num futuro que eu não sei se vai existir... Eu queria respirar essa tua liberdade pelo menos por um dia...
SARAH – Essa liberdade é vazia, é oca, não vem e não vai pra lugar nenhum, então está presa aqui, nesse lugar, no dia de hoje...
MARIA – Eu não posso te dizer que eu seja mais feliz ou menos feliz que você... Só sei que a incerteza que eu vivo deve ser tão grande quanto a tua certeza...
SARAH – Você vai ter um filho, ele vai te amar, vai...
MARIA – (interrompendo a outra) Quem me garante se ele vai me amar, por quanto tempo ele vai precisar de mim? Um dia, cedo ou tarde, ele vai embora, e vai esquecer de mim também, e talvez a minha tristeza seja maior do que essa dúvida...
BEATRIZ – Mesmo assim essa tristeza vai ser menor do que a minha, do que a tristeza de ter perdido o que eu nem conheci...
CLARICE – Talvez essa tristeza também seja menor do que a minha, que sei onde está quem eu amo mas não posso estar lá, e mesmo que estivesse, ninguém iria entender, todo mundo iria julgar e condenar...
SARAH – Mas vocês pelo menos sentem tudo isso, e eu não sinto nada...
MARIA – Essa é a sua liberdade...
SARAH – Ou a minha prisão...
BEATRIZ – Você precisa se apaixonar pela sua liberdade...
CLARICE – Você precisa se apaixonar por você...
MARIA – Levanta daí, faz um chá, canta, canta e você vai esquecer isso...
BEATRIZ – Vem dançar... Um dia você vai lembrar dessa dança e vai sentir saudade...

CINEMA


ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

No Country For Old Men” (EUA, 2007)
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
com Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson

A deformação dos títulos dos filmes americanos no Brasil é um capítulo à parte. Mas deixemos isso de lado. Este é o melhor filme concorrente ao Oscar 2008. Não será o vencedor. Mas é o melhor. Temos aqui um raro caso em que a violência extrema, exibida na tela, se dissolve através da magistral representação de seu protagonista. O Oscar de Melhor Ator Coadjuvante não terá concorrente para Javier Bardem. Nota: impagável, fantástico, sensacional é o corte de cabelo de seu personagem.

CINEMA


SANGUE NEGRO

"There Will Be Blood" (EUA, 2007)
Direção: Paul Thomas Anderson
com Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Kevin J. O'Connor

Provavelmente será o ganhador do Oscar 2008. Isto porque é um filme ufanista, bem ao gosto americano do norte. Uma ode aos antepassados desbravadores da terra, à maneira de todos os outros filmes que falam da formação da riqueza e do orgulho yankees.

É um daqueles filmes em que tudo, atores, diretor, figurinos, cenários, mobília e até a paisagem parece nos dizer: “Olhem como somos bons, vejam como sempre fomos heróicos!” Mas é um bom filme. Menos 30 minutos e seria melhor. Talvez por isso, os últimos 30 são os melhores. O Oscar de Melhor Ator muito provavelmente irá para Day-Lewis. O de Melhor Filme, para o gozo dos americanos, será uma barbada.

POESIA

CAMINHO
Weydson Barros Leal


Ontem passei pela tua calçada
como quem passa pela vida.
O tempo seguia o seu antigo
cortejo, os seus números...

Todos os anos passamos pelo dia
de nossa morte, como passa,
desavisada e cega, toda gente
sobre toda calçada.

O futuro se dissolverá ante o mistério
como um calendário perdido
não deixará nunca de passar.

Alcancem o céu os transeuntes daquela rua comum,
por neste dia, como em segredo,
pisarem o tempo, ainda, ainda, ainda.