Um esboço inacabado de frases e ideias, de lembranças e citações que, longe de pretenderem definir, apenas apontam para entendimentos e incompreensões em processo, transformando suas hipóteses no diário contraditório daquele esboço inacabado. W.B.L.
Se um Deus fez este mundo, eu não gostaria de ser esse Deus: a miséria do mundo me esfacelaria o coração.
A. Schopenhauer
Um comentário:
Anônimo
disse...
Oi Weydson,
Tudo bem querido? Adorei seu blog. Muito interessante!
Descobri um filósofo que influenciou Espinosa, que foi o precursor da crítica que Nietzsche e Schopenhauer mais tarde aprofundaram, o nome dele é Uriel Acosta. Ele foi um dos primeiros a questionar a legitimidade da religião institucional, dizendo que esta é uma invenção humana. Deus, para ele, é a própria natureza, repleta de paz e harmonia, enquanto a religião é marcada pelo sofrimento e pela violência. Uriel foi muito perseguido e excluído de sua comunidade serfadita. Acabou se suicidando... assim como Nietzsche fez mais tarde! Enfim, vale a pena conhecer sua história. Bom falar com você! beijocas Renata Salomone
Um comentário:
Oi Weydson,
Tudo bem querido?
Adorei seu blog. Muito interessante!
Descobri um filósofo que influenciou Espinosa, que foi o precursor da crítica que Nietzsche e Schopenhauer mais tarde aprofundaram, o nome dele é Uriel Acosta.
Ele foi um dos primeiros a questionar a legitimidade da religião institucional, dizendo que esta é uma invenção humana. Deus, para ele, é a própria natureza, repleta de paz e harmonia, enquanto a religião é marcada pelo sofrimento e pela violência.
Uriel foi muito perseguido e excluído de sua comunidade serfadita. Acabou se suicidando... assim como Nietzsche fez mais tarde!
Enfim, vale a pena conhecer sua história.
Bom falar com você!
beijocas
Renata Salomone
Postar um comentário